domingo, 5 de abril de 2009

O Combustível Fundamental

Na semana passada falamos sobre a Dieta do Tipo sanguíneo, oferecendo novas distinções sobre os tipos de alimento que são digeridos mais facilmente pelo seu organismo, bem como alimentos que servem como fonte energética ótima para o seu tipo sanguíneo. Também falamos sobre os alimentos tendem a dificultar a digestão do seu organismo, literalmente paralisando o processo de absorção do organismo. Você está seguindo o plano de 2 semanas para sentir os benefícios energéticos da dieta do tipo sanguíneo? Se está, com certeza já está sentindo no corpo o aumento da disposição para o dia-a-dia, para as coisas que são mais importantes para você. Se está se sentindo cansado, sugiro que comece pelo plano de alimentação da semana passada.
Passando para o tópico seguinte, hoje vamos falar da Queima de Gordura como Principal Fonte Energética do Corpo. Este tópico será rápido, mas de grande importância no aumento da sua disposição, bem como sua clareza e bem-estar generalizado, além de te poupar de inúmeras doenças e males no futuro. E, claro, um dos efeitos muito atraentes é a perda de peso, uma vez que seu organismo comece a queimar mais e mais gordura.
Mas vamos pelo princípio. Nosso corpo tem uma reserva de apenas 2.500 calorias em forma de açúcar no sangue. Já no caso da gordura, as reservas energéticas chegam a 130.000 calorias! São mais de 500 % a mais em termos de combustível energético no nosso corpo!! Se você fizer essa transição energética de combustível, não só vai começar a perder excesso de peso rapidamente, como vai aumentar drasticamente seus níveis de energia no dia-a-dia.
Outra coisa importantíssima também: o açúcar contido no nosso sangue tem 2 propósitos muito específicos. Um deles, obviamente, é manter o funcionamento do sistema nervoso, manter as sinapses elétricas reguladas. A outra é servir de combustível de queima rápida num caso de emergência, tipo lutar com um inimigo ou fugir de um leão. Tente manter essas duas distinções em mente enquanto seguimos adiante no nosso raciocínio: se seu corpo queima principalmente açúcar na maior parte do tempo, você não só está sobrecarregando seu sistema nervoso como está mandando sinais de emergência constante para o corpo, como se estivesse o tempo todo numa situação de crise do tipo luta ou fuga. Já começou a perceber a conexão com o stress? O problema fica ainda pior se você não gasta essa super-energia muscular extra, passando dias sem se exercitar, indo de casa pro trabalho e do trabalho pra frente da TV. O resultado é mais estresse para o sistema nervoso, que apita mais e mais emergência e te pede mais e mais açúcar. É preciso quebrar esse círculo vicioso, antes que uma emergência real aconteça.
A solução tem duas partes: a primeira delas é cortar progressivamente o consumo de açúcar durante a semana. Se você parar de alimentar seu corpo com o combustível secundário, ele naturalmente vai voltar à sua fonte primária de energia, que é a gordura corporal. Mas deixe eu te avisar que o açúcar é literalmente uma droga, e que você vai passar por todos os sintomas de uma síndrome de abstinência por mais ou menos 2 semanas. Seu corpo vai sentir a privação do açúcar e você vai se ver pensando muitas e muitas vezes naquele dociiiiinho depois do almoço. O que aliás é a pior hora pra comer qualquer doce, porque uma vez que o açúcar entra no organismo ele torna ácido o PH do corpo, literalmente parando o processo digestivo. O que você precisa é de uma compreensão clara do que você está fazendo, e do porquê está fazendo isso. É por isso que eu tenho batido tanto nessa tecla das razões fortes o suficientes para te fazer seguir adiante. Faça um plano de ir diminuindo lenta e constantemente seu consumo de açúcar, de modo a realmente, após 1 ou 2 meses, você chegar a quase-zero, somente comendo um ou outro doce em momentos especiais, preferencialmente nos fins de semana. A melhor dica prática que eu tenho pra te dar é beber um copo d’água quando tiver vontade de comer um doce. A maioria das pessoas não toma água suficiente de qualquer maneira.
A segunda parte do processo fecha o nosso ciclo inicial, voltando ao assunto lá do comecinho do mês: Faça exercícios aeróbicos de forma leve pelo menos 3 vezes por semana, idealmente 5 vezes. Estes são os exercícios que estimulam o seu corpo a queimar gordura ao invés de açúcar, e são indispensáveis para a sua saúde e energia. É muito importante não exagerar o ritmo, pra não passar para a fase de queima de açúcar. Uma ótima dica é comprar um monitor cardíaco para se exercitar. Você vai perceber que o ritmo de exercício que estimula a queima de gordura é uma ritmo muito agradável e que a tendência, aliás, é aumentar demais a intensidade.
Você pode estar se perguntando, mas João, como eu vou saber se estou queimando gordura? Um parâmetro que você pode usar para saber sua zona de maior queima de gordura, é 180 menos a sua idade, menos 30 pontos. Eu estou com 32 anos, então 180 menos 32 é igual a 148. A partir de 148 batimentos por minuto, eu já estou queimando açúcar, então não devo passar de 148. Subtraindo os outros 30 pontos que faltam, eu tenho 118 batimentos, que é o meu mínimo. Somando 20 pontos ao seu mínimo e você terá sua zona de maior queima de gordura, no meu caso entre 118 e 138. Sobram 10 pontos, entre 138 e 148, onde estou queimado um combustível misto entre gordura e açúcar; e a partir de 148 estou queimando basicamente açúcar, o que não interessa ao nosso assunto agora.
Resumindo, 180 menos a minha idade, 32 anos, é igual a 148. 148 Menos 30 é igual a 118, que é o meu mínimo. A partir de 118 eu posso subir 20 pontos numa boa, até 138, que ainda estou queimando principalmente gordura. De 138 a 148, começa a queima mista entre gordura e açúcar, e a partir de 148, basicamente açúcar.
180 menos(-) a minha idade = 148 (máximo)
148 – 30 = 118 (mínimo)
118 + 20 = 138 (ideal)
De 118 a 138 queimo gordura. De 138 a 148 queimo um misto de gordura e açúcar. A partir de 148, queimo açúcar.
Idealmente eu treino 80% do tempo na zona 1, entre 118 e 138 batimentos, treinando meu metabolismo a queimar basicamente gordura ao longo do dia. Juntamente com oeste exercício, diminua progressivamente seu consumo de açúcar, e sinta seus níveis de saúde e energia aumentando drasticamente! Lembre-se de consultar seu médico antes de começar qualquer programa de exercício físico, e tenha uma ótima semana, cheia de energia sobrando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário